Se o seu local de trabalho é próximo a locais de ocorrência de diversos tipos de insetos, como lugares com proximidade de lagos, lagoas ou brejos, com mato e grama, é um motivo de preocupação com as suas coisas: o cupim pode estar mais próximo do que você imagina. A ocorrência do cupim se mostra em lugares úmidos e onde tem proximidade com alimentos como a madeira, por isso os cupins estão em grande escala em jardins, ou até mesmo junto às baratas, que se alimentam onde há muito acúmulo de materiais guardados, como móveis velhos, pneus, roupas, entre outros materiais que são geralmente acumulados ao ar livre ou armazenados de forma indevida.
A proximidade do cupim – uma infestação poderá ocorrer a qualquer momento – não é nada bom para quem trabalha em um escritório graças ao tempo que o local ficará fechado com a contaminação e os materiais de madeira existentes. Portanto, é importante:
- Verificar a ocorrência do cupim pelo lado externo;
- Evitar a infestação no local de trabalho.
O combate ao cupim
Mesas, cadeiras, racks, estantes, batentes, sofás, grandes portas – tudo o que é de madeira poderá ser arriscado devido à ocorrência do mais temido deles, o cupim. Ele acaba com a madeira em pouco tempo graças ao seu método de se infiltrar em colônias nos interiores dos móveis, fazendo-os deteriorarem em pouquíssimo tempo. Com isso, você poderá combater essa praga de forma simples, como tirando o acúmulo de móveis e materiais velhos do quintal ou de algum depósito que fica abandonado, cuidar da grama e sempre contratar alguma dedetizadora para deixar seu escritório livre da temida praga do cupim.
Procedimentos para acabar com o cupim
Se o seu local de trabalho for em uma casa com jardins e que tenha um espaço verde, fique de olho para ver se há um tipo de uma casa feita de areia, que se assemelha aos formigueiros, mas de tamanho maior e mais alto. Se você notar a ocorrência, poderá realizar a exterminação das casas dos cupins que vivem em sua maioria do lado de fora, com risco de chegarem dentro do local e começarem a corroer as madeiras.