.
.

domingo, 28 de abril de 2013

VOCÊ SABE A DIFERENÇA ENTRE FOSSA E ESGOTO?

fossa
Há diferenças básicas entre fossa e esgoto. Entende-se como “esgoto” todos os resíduos orgânicos que saem pelo ralo e que caem em um reservatório público que dá para a tubulação de tratamento de cada município. Os resíduos que também são despejados de indústrias, residências, apartamentos ou qualquer estabelecimento são os que descem cano abaixo, e, se houver uma canalização conforme o procedimento de saneamento público, onde tudo vai para o tratamento de esgotos da cidade ou município, você está em uma área com tratamento e projetos de saneamento. Geralmente, os detritos de esgoto da área rural cai na conhecida fossa.

A questão das fossas

As fossas normais geralmente não possuem tratamento e o esgoto de sua casa ou estabelecimento cai diretamente na terra, em um buraco onde foi criado para jogar os resíduos orgânicos. Porém, as fossas sépticas são locais onde há mais tecnologia na área rural ou onde ainda não chegou o sistema de tubulação do saneamento básico da cidade – a tecnologia nesse meio rural substitui a fossa séptica ocorre a separação de resíduos entre líquido e sólido, e ainda permite que os produtos químicos tratem o esgoto para se tornarem adubo e não prejudicar o meio ambiente.

Qual dos dois é mais prejudicial: esgoto ou fossa?

Nenhum dos dois é prejudicial ao público se forem tratados antes de voltar para o meio ambiente. Com exceção da fossa normal, onde o esgoto tóxico cai diretamente na terra, que pode ter contato com o solo, animais, pessoas, plantações ou outros seres vivos da ecologia. Não é saudável manter uma fossa aberta ou normal sem tratamento por causa de doenças ou outras questões de saúde, até mesmo em alimentos que você ingere e pode pegar alguma bactéria ou infecção.

É muito importante perceber quando o esgoto não saudável não faz bem ao meio ambiente e conhecer a melhor forma em sua localidade de tratá-lo. Caso tenha uma fossa aberta, troque-a imediatamente por uma fossa séptica. Veja as vantagens:
  • Não é tóxica;
  • Não prejudica a saúde e o meio ambiente;
  • Transforma-se em adubo para o solo.
Google+
diHITT - Notícias
Google+