Os cupins são animais que gostam de se alimentar de madeira seca e se alojam em seu interior, isso também inclui estantes, sofás, batentes da porta, ou outros móveis e mobílias fabricadas com madeira. Outra dica é adquirir móveis de madeira maciça ou madeiras tratadas para evitar que os cupins apareçam e acabem com suas coisas. Atualmente existem lojas especializadas que fornecem esse tipo de móvel, apesar de ser um pouco mais caro, vale a pena se você viver em um local com muita grama como sítio, fazenda ou chácara, por exemplo.
Procedimento caseiro para acabar com os cupins
Se você já tem sua mobília tomada pelos cupins, não hesite e faça uma solução caseira para ser borrifada no local de incidência da infestação. Você só precisará juntar meia xícara de vinagre em dois copos de água da torneira com meia colher de óleo cítrico. Coloque tudo misturado na garrafa de spray e você poderá borrifar a solução sobre os móveis e até plantas, sem causar nenhum mal para elas. Essa solução é ideal para utilizar em seu gramado e evitar que os cupins entrem em sua casa e se alimentem de seus móveis. Além disso, a solução também acabará com as formigas que incomodam a todo o momento. Essas práticas não levam as substâncias:
- Não utilizam produtos químicos prejudiciais;
- Não causará qualquer tipo de alergia na utilização.
Outras soluções para intensificar o combate aos cupins
Você também poderá adotar outra prática, que é cultivar grandes plantas para que a teia alimentar dos seres vivos funcione no local onde você vive: dê às aranhas e sapos locais para que eles se alimentem dos cupins. Para isso, é preciso manter um lago e grandes plantações de árvores e arbustos ao redor de onde você mora para que os predadores façam isso para você.